5 motivos para ter uma horta em casa

Tem quem opte pelas verticais, para economizar o espaço; os que saem pelo bairro ou cidade colaborando através de hortinhas urbanas; os que vão nos modelos mais tradicionais, e muitas outros que buscam formas de simplesmente plantar parte do próprio alimento. Em tempos de aprovação de agrotóxicos em massa, é muito legal entender que existe uma alternativa que cabe na nossa casa ou no nosso apê.

Por esse motivo, listamos 5 motivos para você ter uma horta em casa.

1. É terapêutico

Tirando a academia, cinema com quem ama ou todos os hobbies que acabam virando obrigação (ou válvula de escape) nos finais de semana, quanto tempo e afeto você tira pra alguma atividade simples, que possa contribuir com seu bem-estar e desaceleração? Botar a mão na terra, acompanhar o desenvolvimento do alimento, sentir o cheiro pode ser terapêutico. Provavelmente, por isso normalmente ligamos as férias ao campo ou ao mar, que seja, algo sempre ligado ao natural. Que tal trazer um pouco disso pra sua casa?

2. Sustentável e barato

Imagina comigo: Você promove a ideia de hortas por todo o bairro. Se cada um planta uma coisa e vocês apenas trocam. Se o cara do bodega, ao invés de comprar tudo mais caro e do outro lado da cidade ou tornar o dono da rede enorme de sacolão ainda mais rico, vira seu cliente, um parceiro. Uma alimentação natural e saudável pode sim sair mais barata, no bolsos, no planeta e para as pessoas.

3. A relação com o alimento

Você chega cansado do trabalho, corre no mercado, compra tudo embalado, já pensando em como incomoda chegar em casa e cozinhar. Ou o pior, pensando na quantidade de coisas frescas que você come na vida: uma ou duas por semana? Quase nada veio natural pra você. Agora uma simples mudança: você planta, espera o tempo do alimento e colhe. Depois disso você manda pro prato, com todo o sabor, a cor, a verdade. Vem completo!

4. Redução de lixo

Simples e direto ao ponto: menos embalagens, plásticos, sacolas, descartáveis.Reduzir o lixo está em tudo, né?

5. Educativo

Não podemos falar sobre conscientização e mudança de hábitos sem incluir as novas gerações e considerar o quanto são brilhantes e o que podem nos oferecer e partilhar. Isso significa que, se você tem um filho em casa, ter horta pode ser também uma forma de trabalhar os impactos de uma alimentação saudável (que vão além do corpo). Aprendizagem por ambas as partes e interação socioambiental.

E aí, não quer mais só ouvir falar, né? Vamos partir pra ação? Se você quer fazer em casa e tá meio perdido, se encontre aqui.

Baixe Seu E-book

Basta inserir seu e-mail para receber gratuitamente!

Não enviaremos spam, fique tranquilo 😉

Edilson Jr.

Copywriter, Redator & Roteirista