O aço é um metal totalmente reciclável, e pode voltar ao mercado em diferentes formas, desde carros, geladeiras e eletrodomésticos até acessórios variados, como tesouras e maçanetas
Por isso, a reciclagem desses materiais é tão importante e você pode colaborar muito realizando a coleta seletiva.
É necessário cuidado!
As latas de aço também causam danos ao meio ambiente, pois demoram aproximadamente 100 anos para se decompor totalmente. Porém, o grande problema ambiental é o desmatamento, já que grandes volumes de terra precisam ser removidos para o processamento do minério de ferro (matéria-prima do aço).
Além disso, há a liberação de metais tóxicos durante a oxidação do ferro, o que é prejudicial à saúde e ao meio ambiente.
Como descartar de forma correta?
O descarte correto dessas latas é de extrema importância, principalmente daquelas que contêm produtos tóxicos (tintas, vernizes e solventes), já que estes podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, caso parem em aterros.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê que os comerciantes e produtores de solventes, tintas e vernizes devem ser responsáveis pela coleta dos materiais usados em domicílios e indústrias para posterior reciclagem e reutilização das sobras dos produtos vencidos e devolvidos pelos consumidores.
Já as demais latas de aço devem ser separadas e encaminhadas para a coleta seletiva. Você pode procurar um Ponto de Entrega Voluntária, cooperativas que realizam as coletas em casa ou se existe alguma que realize este tipo de serviço em seu bairro.
E os lacres das latinhas?
Os lacres das latinhas devem ser descartados juntamente às latas. Até porque sua composição é pobre em alumínio e seu valor comercial é baixo, e as empresas que fazem a reciclagem das latas não os aceitam separados das mesmas. Não existe reciclagem de lacres de latinhas.