Diante disso, país se torna o primeiro da América do Norte a proibir essa prática.
A decisão foi unanime no Senado! Todos os 103 senadores que participaram da votação de Projeto de Lei que proíbe testes em animais para cosméticos em todo o território do México votaram a favor da medida.
Sem dúvida, isso reflete a vontade de mais de 1,3 milhão de mexicanos que assinaram petição on-line para acabar com a prática no país e dá ao México o título de primeira nação da América do Norte a incorporar a regra em sua legislação, em nível federal.
Segundo o texto da nova Lei, qualquer produto cosmético ou ingrediente individual usado na composição dos cosméticos está proibido de ser testado nos animais. Mais do que esse fato: é vetada também a importação de qualquer produto ou substância desse tipo que tenha sido testada em bichos em outra parte do mundo. Vale salientar que, aqueles desobedientes dessa nova lei, serão multados e, se reincidentes, podem ser presos.
Além do México, outros 40 países ao redor do mundo já proibiram essa prática de animais para testes em cosméticos. O Brasil, no entanto, não é um deles. Por aqui, em apenas 10 Estados há legislações a respeito do assunto.
ENTENDA COMO É REALIZADO OS TESTES
Os animais são usados de várias maneiras na indústria de cosméticos para testar a segurança dos ingredientes.
Às vezes, ingredientes individuais ou produtos acabados são testados em animais como coelhos, camundongos, porquinhos-da-índia e ratos. Eles podem ser pingados nos olhos, esfregados na pele ou dados aos animais para ver se há algum efeito negativo.
A legislação antiteste no México foi apoiada por empresas do setor de beleza, incluindo Avon, L’Oréal, Lush, P&G e Unilever. Muitos estão trabalhando em conjunto com a HSI por meio da Avaliação de Segurança Livre de Animais (AFSA), uma colaboração de líderes corporativos e sem fins lucrativos que estão desenvolvendo métodos alternativos e seguros para testes em animais.
Em síntese, vamos torcer para que mais países, incluindo o Brasil, criem uma lei para combater esse tipo de teste. Os animais agradecem e nós também!