Problemas de visão podem aparecer em qualquer idade e é fácil saber quando alguém está precisando de óculos. É muito importante ficar atento aos sinais que o corpo dá.
Os mais comuns são dores de cabeça, olhos vermelhos, sensibilidade à luz, dificuldade para focalizar objetos, esforço para enxergar de longe ou de perto.
Do que são feitos?
Normalmente, eles são feito por polímeros e são escolhidos de acordo com as características que se deseja que o produto final tenha.
Exemplo: acetato, acetato de celulose, propionato de celulose, náilon, kevlar, fibras de carbono e de vidro, policarbonato e resina epóxi
Descartar? Reciclar? Guardar? O que fazer?
Em primeiro lugar, vale repensar se é o caso mesmo de jogar seus óculos fora. É sempre bom manter armações antigas guardadas para o caso das mais novas quebrarem ou sumirem.
As armações, quando de aço, podem ser enviadas para a reciclagem. Para isso, contate a fabricante dos seus óculos e peça instruções sobre o modo como você deve proceder para tal finalidade.
Uma boa também, é repassar para o próximo. Existem muitas instituições que coletam as armações, reformam e distribuem para milhares de pessoas que não têm condições de comprar seus óculos e melhorarem a visão.
Já as lentes são de difícil reciclagem, devido aos inúmeros polímeros que as constituem. Os polímeros, em maioria, não se separa manualmente e a separação mecânica não é tão eficaz.
De qualquer forma, caso tenha sido feito o contato para descarte da armação com o fabricante, questione a respeito da destinação das lentes.