5 motivos para evitar os alimentos processados

O meio ambiente sofre com os impactos humanos por muitos anos. No quesito alimentação, isso pode ser sentido pelo desperdício de comida e desigualdade alimentar no mundo. Segundo o relatório feito pela Embrapa, cada brasileiro joga mais de 40kg de comida no lixo por ano. Só esse dado mostra que mudar os hábitos de consumo incluindo alimentos sustentáveis na dieta é mais do que necessário.

E um dos caminhos é ficar o mais longe possível dos alimentos processados, abaixo temos 5 motivos para isso:

1. Não há equilíbrio de nutrientes

Certamente, um dos princípios básicos da alimentação saudável é a combinação de diferentes grupos nutricionais, isso é um fato.

Quando comemos alimentos processados ​​não há uma combinação adequada de nutrientes, o que resulta em males como má digestão, acidificação do sangue, e ganho de peso, sem levar em conta que não obtemos a energia necessária.

2. Contêm aditivos

Certamente já teve alguma vez que você consumiu um produto porque estava com fome e, depois sentiu que acabou muito rápido, e quer mais. Isso acontece, apesar de esse elemento ter um número de calorias que deveria ter saciado você.

Enquanto os alimentos naturais têm a qualidade de satisfazer a fome, os produtos que foram processados ​​fazem o contrário: geram a sensação de querer consumir mais.

3. Desestabilizam o estado de ânimo

A grande quantidade de produtos químicos adicionados causa vários efeitos negativos. Entre eles há aqueles que afetam o estado de ânimo, e geram:

  • Mau humor
  • Problemas de memória
  • Depressão
  • Hiperatividade

Em suma, o alimento processado sofre modificações. Isso faz com que o organismo não possa digeri-lo normalmente, e também não o assimile.

Mas além de não saciar, os fabricantes tendem a “melhorar” o sabor com aditivos que contêm elementos que liberam dopamina. Esta substância gera uma sensação agradável, e por isso cria dependência.

4. O uso absurdo de embalagens plásticas

Além de toda a questão problemática do consumo da carne e afins, ainda se usam muito plástico em tudo. Então a química não vai ser só no produto/alimento, não é mesmo?

5. Desnutrição

O fato de comer em grandes quantidades não significa que comemos bem. Pelo contrário, o que garante uma nutrição saudável é o equilíbrio dos grupos alimentares.

Como os produtos processados ​​geram a necessidade de comer muito, nós ingerimos muito mais do que precisamos, e sem qualquer balanço nutricional.

Baixe Seu E-book

Basta inserir seu e-mail para receber gratuitamente!

Não enviaremos spam, fique tranquilo 😉