Muitas pessoas se perguntam quanto tempo duram os painéis solares e se o investimento oferece um retorno agradável.
Os painéis solares têm vida útil de cerca de 25 anos. Levando em consideração a obsolescência programada da maior parte da tecnologia na era moderna, isso não é tão ruim. Mas, como a energia solar está se tornando cada vez mais popular, os avanços tecnológicos resultarão em um grau maior de obsolescência entre os painéis “mais antigos”, o que aumentará o número de painéis que precisam ser trocados e descartados ou reciclados.
O que acontece com os painéis solares quando chegam ao fim da vida útil? São realmente recicláveis? E eles são tão sustentáveis quanto fomos levados a acreditar?
Sim, eles podem ser reciclados. Pois são feitos de uma combinação de diversos materiais, como vidro, alumínio, plástico, cobre, chumbo. Embora muitos deles tenham provado ser recicláveis, o problema está na separação dos materiais misturados, que por muitas vezes dificulta o processo de reciclagem.
Porém, a principal razão para se reciclar painéis solares é diminuir a quantidade de alumínio, vidro e outros materiais valiosos em aterros sanitários. Além disso, para fazer novos, as matérias-primas precisam ser reaproveitadas e reutilizadas.