
Muito se fala de sustentabilidade e de que se deve seguir esse caminho.
Mas o que significa ser sustentável?
Longe de qualquer padrão do dicionário, podemos dizer que a sustentabilidade é o desenvolvimento econômico baseado no equilíbrio entre os recursos que possuímos e como os utilizamos para nosso benefício.
Resumidamente é: utilizar os recursos que temos disponíveis de forma racional e consciente, sem comprometer a sua disponibilidade para as gerações futuras, ou seja, garantindo a sua preservação.
É aquilo que começa com o fato que soa clichê, mas que é pura realidade: “O mundo precisa de nós, assim como precisamos do mundo”.
Todos podem ser sustentáveis, na medida que for possível e ao seu alcance, através de pequenas contribuições diárias.
Seja em casa, no trabalho ou um simples passeio. Todo ato de consciência ambiental é válida para manter uma qualidade de vida justa e que cada um de nós merecemos, não só no presente, mas para gerações futuras.
Poupar água e eletricidade, utilizar energias renováveis, separar o lixo para a reciclagem, procurar consumir produtos eco friendly, observar melhor a própria alimentação, são algumas das atitudes que podem ser inclusas e salvar não só a sua vida, mas principalmente o meio ambiente.
Não é necessário mudanças radicais ou de super ferramentas extras para fazer a diferença, a mudança está em nossas mãos e se cada um fazer sua parte já é um grande passo.
É preciso lembrar que dividimos o mundo com cerca de 7 bilhões de pessoas e que espaço e recursos são finitos, apesar da facilidade de alguns casos, é preciso deixar a natureza respirar e fluir da forma que deve ser.
Para o sagrado não virar apenas memória, é preciso retornar a nossa raíz.
O planeta agradece!