O que podemos aprender com “O Menino Que Descobriu O Vento”

Em uma lista de 189 países, há uma terra Africana chamada Malawi que está em 171° lugar em desenvolvimento humano, segundo o Índice feito pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (Pnud) em 2018.

E foi exatamente nessa terra em que nasceu Kamkwamba, em 1987, que vem toda a nossa conversa aqui.

Nosso menino curioso, amável e muito bem criado pelos pais teve uma vida difícil, o que já era de esperar de um país com baixa expectativa de vida e alta mortalidade infantil.

Mas aos 6 anos, Kamkwamba já podia se sentir vencedor por ter à mesa, diariamente, a nsima (se pronuncia sima), um bolo à base de fubá e água quente, ao que se acrescenta o que tiver em seu alcance.

A história é encantadora pelo fato dos acontecimentos serem reais, inclusive, dele ter sido expulso da biblioteca depois de frequentar clandestinamente por um tempo e com a ajuda do livro “Using Energy” fez um moinho de vento que acionou uma bomba para captar água do solo ressequido da região onde morava.

Isso que permitiu com que o pai e toda a família, conseguisse romper uma seca violenta pós inundação que deixava a população exposta à fome e miséria, sem nenhuma ajuda do governo.

Kamkwamba segue uma trajetória incrível, onde conseguiu ser bolsista, estudo nos Estados Unidos e continua ajudando sua terra.

O poço em águas profundas com uma bomba movida a energia solar que toda a sua aldeia pode acessar, a fábrica de moagem de milho, patrocinar o time de futebol …

Enfim, o que podemos aprender com “O Menino que Descobriu o Vento”?

A história por si já é inspiradora e está eternizada em livro e filme disponível para você.

Explicitamente, vemos o quanto que há alternativas melhores, inclusive quando se trata de meio ambiente e vida em conjunto. Pois foi à partir dessa engenhoca que nasceu a salvação em diversos fatores da sua terra.

A gratidão, o cuidado com o que te rodeia, a sustentabilidade. Esses são os caminhos para se ter um mundo onde nos voltamos para as raízes do que realmente é viver.

Por isso é sempre preciso repetir: salve o planeta e cuide de quem você ama!

Baixe Seu E-book

Basta inserir seu e-mail para receber gratuitamente!

Não enviaremos spam, fique tranquilo 😉

Edilson Jr.

Copywriter, Redator & Roteirista