O microplástico, como o nome já diz, é uma pequena partícula de plástico. Esse tipo de material é um dos principais poluentes dos oceanos. Alguns pesquisadores consideram que o tamanho máximo do microplástico é de 1 milímetro, enquanto outros falam que a medida é de 5 milímetros.
Nas últimas décadas, a produção de plástico tem aumentado significativamente por sua aplicabilidade em itens de vários setores.
Essa procura por materiais plásticos está muito relacionada ao baixo custo, durabilidade e resistência a produtos químicos, radiação e pressão. Em consequência do consumo de produtos feitos por esses polímeros, são geradas grandes quantidades de resíduos que não são facilmente reciclados ou reutilizados, sendo lançados de forma direta ou indireta no meio ambiente e causando uma série de danos.
Mas como vai parar no meio ambiente?
. Lavagem de roupa
Grande parte das roupas são compostas por fibras têxteis sintéticas de plástico – por exemplo, o poliéster. Durante a lavagem das roupas, por meio de um choque mecânico, as partículas se desprendem e acabam sendo enviadas para o esgoto, e consequentemente parar em corpos hídricos e no ambiente.
. Ar
As fibras têxteis de plástico também vão parar no ar. Um estudo diz que um simples atrito de um membro do corpo com outro, quando a pessoa está vestida com roupas com poliester, por exemplo, já seria o suficiente para dispersar o microplástico na atmosfera. Essa tal poeira de microplástico pode ser inalada, se juntar ao vapor e ir até em seus alimentos.
. Pesca fantasma
Simplesmente está associada ao abandono e descarte de equipamentos desenvolvidos para capturar animais marinhos. Além de colocar em risco toda a vida marinha, esses itens possuem plástico em sua composição, que ao se degradarem, essas partículas plásticas se transformam em microplástico.
. Cosméticos e produtos de higiene
Alguns sabonetes, cremes, pastas e géis são um perigo para o ambiente. Esses produtos podem ser feitos com partículas de polietileno que, após o uso, caem diretamente na rede de esgoto. Mesmo com estações de tratamento, as microesferas de plástico dos cosméticos não são retidas pela filtragem, pois são muito pequenas, e acabam indo parar no oceano.
. Descarte incorreto
Durante o ano, cerca de oito milhões de toneladas de resíduos plásticos que foram descartados incorretamente vão parar nos oceanos, lagos e rios do mundo todo. Esses descartes, se fossem feitos de forma correta, poderiam voltar para a cadeia energética. Mas, se uma vez vai ao oceano, se fragmentam em microplástico e acabam entrando na cadeia alimentar, inclusive na dieta humana.
Cada canudo, sacola, tampa, rótulo ou embalagem descartados de forma incorreta se quebrarão e formarão microplásticos. O plástico não desaparece, só fica menor.