Máscaras: Tudo que você precisa saber sobre o uso, higiene e descarte

Devido à pandemia de coronavírus, as máscaras passaram a fazer parte do vestuário de muitas pessoas. Sejam laváveis ou descartáveis, são fundamentais para prevenir a disseminação da Covid-19.

Contudo, além de saber usar de maneira adequada, precisamos fazer o descarte correto de máscaras que não são reutilizáveis, uma atitude importante para a saúde de todos e que ajuda a preservar o planeta.

PREOCUPANTE

Estima-se que o TNT leve de 400 a 450 anos para se decompor na natureza e as autoridades sanitárias do mundo já estão preocupadas com esta nova forma de contaminação ambiental.

VOCÊ SABIA?

No Japão, as pessoas já usam máscaras quando estão doentes, por respeito, para não infectar os outros. Ela é sinal de proteção e solidariedade, já que a pessoa doente reduz o contágio e, a saudável, evita de se contaminar. Não se trata apenas de um uso de emergência para proteção individual, mas de uma estratégia de segurança coletiva, que fará com que as pessoas, daqui para frente, se protejam mutuamente.

SEUS DEVIDOS CUIDADOS E HIGIENIZAÇÃO

Máscaras de pano são reutilizáveis e devem ser higienizadas antes de cada nova utilização. A OMS indica que pode ser lavado até 30 vezes antes do descarte apropriado.

Lave com sabão ou detergente, de preferência com água quente ou temperatura ambiente, e depois colocar em água fervida por 1 minuto. Ou ainda deixá-las de molho em uma solução com 10% de água sanitária por até 30 minutos e enxaguar bem antes de secar.

Lembre-se sempre de manejar sua máscara com as mãos limpas e removê-las do rosto pelas tiras laterais. Evite ao máximo tocar na máscara enquanto estiver usando-a e não compartilhe com ninguém, nem mesmo com familiares e pessoas próximas.

COMO DESCARTAR DE FORMA CORRETA?

De pano, descartável ou hospital, o destino de todas as máscaras é o mesmo: o lixo comum. Mas antes de descartar, tome alguns cuidados.

Para evitar que suas máscaras contaminem as pessoas que manejam nossos resíduos, tanto na coleta domiciliar quanto nos aterros sanitários, coloque-as em uma sacola e escreva com uma caneta ou em um adesivo que se tratam de máscaras usadas. Após isso, descarte na lixeira de resíduos orgânicos.

Evite jogar máscaras em lixeiras na rua para impedir que catadores de resíduos sólidos tenham contato com materiais contaminados. Se você está na rua, descarte sua máscara no lixo de um banheiro ou deixe para jogar no lixo comum ao chegar em casa. E nunca descarte-a na rua, ou ela poderá acabar em rios e oceanos ou entupindo bueiros.

A Sociedade Americana de Química estima que 129 bilhões de máscaras são descartadas por mês no mundo.

É muita coisa, né? Podemos fazer a nossa parte para impedir que este objeto que nos protege se torne uma ameaça para o planeta.

Baixe Seu E-book

Basta inserir seu e-mail para receber gratuitamente!

Não enviaremos spam, fique tranquilo 😉

Edilson Jr.

Copywriter, Redator & Roteirista