O Ártico, conhecido também como Polo Norte, é uma região geográfica localizada no extremo Norte da Terra. De uma forma geral, ele não possui terra firme, sendo basicamente formado por gelo. Por esse motivo, o Ártico não pode ser considerado um continente. Sua área, ainda, abrange parte dos continentes europeu, americano e asiático, além do Oceano Glacial Ártico, que na verdade é um mar.
Nos dois polos, as condições de vida são bastante reduzidas, havendo pouquíssimas populações. No norte, os Inuit não chegam a habitar propriamente o Ártico, mas as zonas continentais mais extremas na Groenlândia, na Rússia e no Canadá, principalmente. Apesar disso tudo, existe vida animal, com destaque para ursos polares, peixes que vivem abaixo das camadas de gelo, leões-marinhos e baleias, focas.
Existem dois fenômenos curiosos e importantes que são presentes no Ártico, chamados de Sol da meia noite e noite polar. O Sol da meia noite acontece no Hemisfério Norte durante o verão e é caracterizado pela presença super visível do Sol por 24 horas. Já oposto a isso, no inverno acontece a noite polar, quando o Sol se põe e se passam seis meses sem a presença da luz solar.
A aurora boreal também é um fenômeno presente no Ártico. Ela é resultado do impacto dos ventos solares com o campo magnético da Terra, proporcionando luzes brilhantes em todo o céu, que você já conhece e aprecia. É facilmente vista a olho nu e geralmente acontece nos finais de tarde e/ou durante as noites dos primeiros meses do ano, onde a neve já caiu e o céu está limpo no Hemisfério Norte.