De acordo com pesquisas do Instituto GEA, são coletados diariamente cerca 14 milhões de quilos de lixo apenas na cidade de São Paulo, e a quantidade só vem aumentando. E diante disso, é de suma importância o desenvolvimento de programas de reciclagem por parte do governo, mas também com a colaboração da população. A iniciativa começa em casa e você tem muitas possibilidades para ajudar no combate contra o acúmulo de lixo. Entenda mais sobre os problemas do desperdício:
Plástico
Apesar de ser um material altamente utilizado e muito prático no nosso dia a dia, é um material que produz muito impacto do início ao fim. Difícil de ser compactado, esse material ocupa muito espaço em aterros e um processo lento de degradação e decomposição, durando até mais de 100 anos. E a sua queima provoca a liberação de uma fumaça tóxica.
Alternativas
- Compre apenas sacolas ecobags
- Reutilize ao máximo e evite jogar no lixo sacolas e/ou embalagens plásticas. Potes ou garrafas podem ser usadas como contêineres para alimentos e bebidas
- Separe sempre o material para reciclagem
Papel
Além da quantidade de árvores absurda para sua produção, seu desperdício pode gerar muitos problemas, como: servir de combustível para incêndios incontroláveis, metais provindos das tintas e revestimentos.
Alternativas
- Use sempre os dois lados do papel
- Prefira o papel reciclado
- Separe os papéis, caixas e embalagens de papel para reciclagem
Metal
Além da decomposição lenta e ocupação de muito espaço. A queima contamina as cinzas que podem se tornar tóxicas devido à concentração de metais. Além disso, não reduz muito o volume.
Alternativa
- . Recicle, mas fique atento na hora de separar, pois latas que continham produtos tóxicos não podem ser colocadas na reciclagem com outros tipos de embalagens de metais. OBS: procure lavar bem os materiais.
Resíduos domésticos perigosos
(tintas, pesticidas, querosene, acetona, vernizes, detergentes, medicamentos, produtos de limpeza, etc.)
São tóxicos, poluem solo, água e ar. Em reação, podem causar incêndios e explosões. Deve-se ter cuidado muito cuidado ao usar, pois são substâncias que podem ser prejudiciais à saúde.
Alternativas
- Sempre faça o devido uso desses materiais, e fique atento a alertas de produto inflamável, tóxico ou explosivo
- Separe do lixo comum
- Procure utilizar os menos tóxicos (em geral, a base de água
Têxteis
A queima de poliéster, carpetes e tapetes de nylon, e vestimentas de plástico (como sapatos) produz nocivamente fumaças tóxicas.
Alternativas
- Reuse (confira formas criativas de usar e reusar suas roupas)
- Doe para quem precisa
Tudo o que for preciso fazer para reduzir esse grande problema é bem vindo!
Se você quiser descartar corretamente algum item que já perdeu sua vida útil, consulte os postos de reciclagem, para encontrar os locais mais próximos a você.