Fazer o descarte de medicamentos vencidos ou que sobraram de algum tratamento feito jogando-os no lixo comum ou no esgoto doméstico não é uma boa solução.
Isso porque os sistemas de tratamento de esgoto não conseguem eliminar algumas das substâncias. E cada Quilograma descartada incorretamente pode acabar contaminando até 450.000 litros de água.
Então, como descartar medicamentos corretamente?
Antes de qualquer coisa, em sua casa, é necessário que você verifique a data de vencimento de cada medicamento e separe os que não serão usados.
Em seguida, leve-os em suas respectivas caixas e procure coletoras na farmácia mais próxima. Lá você será orientado, siga cada passo do registro, separação, inutilização das embalagens e deposite separadamente nos locais indicados.
Mas para onde vai todos os medicamentos que foram descartados?
Os perfuro cortantes, como seringas e agulhas, são descontaminados em uma usina de tratamento e depois encaminhados para aterros.
Já os produtos químicos e produtos vencidos, em sua grande maioria é incinerada em usinas totalmente preparadas para esse tipo de ação.
É importante ter esse cuidado
Os medicamentos tem substâncias que podem ser tóxicas ou se tornar tóxicas após a sua decomposição. Quando jogados em locais inadequados contaminam água e solo, podendo afetar os organismo que vivem lá e até os que consomem os mesmos.
Lembrando que o processo também pode pôr em risco as pessoas que entram em contato direto com os resíduos, como catadores e garis.
O que fazer para reduzir a quantidade de medicamentos descartados?
- Caso for aqueles que não precisa de receita, só compre quando for necessário
- Siga o que o médico prescreveu, não pensa em interromper o tratamento por conta própria
- Compre a quantidade exata, se não for possível, que seja a quantidade mais próxima.
São cuidados simples e básicos que faz uma enorme diferença, porque evita qualquer infecção ao seu corpo e principalmente ao nosso bem sagrado, que é o meio ambiente.
Caso você não ache o local em sua cidade, basta procurar um aplicativo chamado “Cataki” que podem te ajudar nessa busca por pontos de coleta, de forma fácil, leve e prática.
Compartilhe com as pessoas próximas para que possam entender o processo e nos ajudar nessa grande caminhada por um mundo melhor.