É bem verdade que a Lei Nacional de Resíduos Sólidos deixa com os servidores públicos a responsabilidade de dar o destino correto: alimentar sistemas de compostagem para criar adubo natural. Mas você não precisa esperar a iniciativa governamental para tomar suas próprias atitudes.
Diante disso, te apresento 7 alimentos que podem virar adubo para o seu cultivo.
1. Borra de café (com o filtro de papel)
Rica em nitrogênio, ela combate fungos, formigas e outros seres agressores, além de fortalecer as minhocas. Basta espalhar a borra seca por cima da terra.
2. Casca de batata
Rica em diversos nutrientes e faz muito bem para as folhas da planta. A própria água onde a batata foi cozida, depois de fria, pode ser usada para regar.
3. Vinagre
Não só ajuda no crescimento da planta, mas também atua como inseticida natural. Basta diluir o vinagre com água e pulverizar o líquido nas plantas ou colocar estacas nos vasos e no solo e amarre neles panos embebidos em vinagre.
4. Casca de ovo
A casca fornece cálcio para a planta. Para usá-la basta moer a casca no liquidificador e misturar no substrato.
5. Casca de banana
Fornece fósforo e potássio que auxilia na fase de floração da planta. Para aplicar, pique a casca ou bata no liquidificador e misture no substrato; outra forma é fazer um chá com a casca de banana e, depois de esfriar, regar a planta.
6. Leite (diluído em água)
Rico em cálcio e combate os fungos que atacam a planta. É só lavar a embalagem do leite com água pura e escorrer o líquido resultante no regador; depois regue a planta com essa mistura.
7. Coentro
Atua no combate aos insetos, inclusive ácaros e pulgões. Bata os talos de coentro com água e pulverize o líquido nas plantas.