
O crescimento populacional estimulou bastante o desperdício de alimentos, tornando isso uma questão muito grave e preocupante.
Esse atual ritmo de produção e consumo não é sustentável a longo prazo, pois boa parte que poderia ter ser aproveita simplesmente vai para o lixo, agravando o problema da fome mundial.
Só na América Latina subiu de 7,6% em 2016 para 9,8% da população total em 2017.
Por esses motivos devemos repensar e evitar a emissão desnecessária de poluentes e pela economia da água usada na produção.
A seguir, reunimos 5 dicas fundamentais de como evitar o desperdício de alimentos em casa:
1. Antes de tudo, faça uma lista de compras
Sem estoques desnecessários. Confira a despensa e geladeira, para depois verificar quais os alimentos que você realmente precisa comprar.
2. Fique atento a validade dos produtos
Quando for cozinhar, dê preferência aos alimentos que já estão próximos ao vencimento. Se for preciso, organize a lista anotando e colando na geladeira.
3. Armazene os alimentos corretamente
Antes de guardar verduras, legumes e frutas, higienize e seque-os. Depois de consumir, embale bem para evitar a proliferação de bactérias.
4. Congele as sobras
Se comprar muito alimento fresco ou cozinhar demais, congele as sobras ou use a técnica de branqueamento.
5. Aproveite os alimentos por completo
É possível aproveitar e reutilizar seus alimentos em sua totalidade. Sobras e cascas de frutas são grandes exemplos, pois pode abranger de várias formas.
Esses pequenos passos já faz uma grande diferença. É de suma importância entender que até mesmo o que comemos tem efeitos positivos ou negativos para o nosso planeta.
Ambiente saudável resulta em pessoas saudáveis.